Projeto EJA Profissionalizante é apresentado em Porto Seguro

EDUCAÇÃO 09 , outubro de 2023

O Projeto EJA Profissionalizante do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) foi apresentado na tarde da última sexta-feira, 06/10, em um encontro de educadores no Hotel Eco Bahia. Estiveram reunidos coordenadores e diretores da educação de jovens, adultos e idosos do município, além de representantes de cidades vizinhas da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul da Bahia.

O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do EJA o acesso ao diploma e também a profissionalização com cursos em diversas áreas, como tecnologia, construção civil, serviços e alimentação. O objetivo é tornar o EJA mais atraente, com a possibilidade de melhorar as chances de acesso ao mercado de trabalho ou ainda os trabalhos autônomos, abrindo novas qualificações.

A secretária municipal de Educação de Porto Seguro, Dilza Reis, destacou que o EJA chegou a ter mais de 7 mil alunos matriculados na rede, mas acabou caindo muito e hoje contabiliza em torno de 2,5 mil pessoas. “Com a possibilidade dessa parceria com o projeto do SENAI Profissionalizante, estamos otimistas em oferecer mais atrativos para esse público”, explicou a secretária.

O Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, participou do evento e destacou a importância da iniciativa para o município. “Em nossa gestão, estamos promovendo diversos cursos profissionalizantes, dando oportunidades e abrindo portas para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda para nossa população”, completou.