PROJETO DE PROTEÇÃO A ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES É DESENVOLVIDO EM ESCOLAS DE CARAÍVA

MEIO AMBIENTE 15 , setembro de 2023

O Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela pasta de Meio Ambiente e Causa Animal, com foco no bem-estar animal e sua influência na vida silvestre, está em ação em Caraíva, com o apoio da comunidade.

Os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal promovem ações com alunos da rede pública de ensino. O projeto foi iniciado após apuração de denúncias de maus-tratos e relatórios de fiscalização, permitindo diagnosticar problemática envolvendo animais domésticos, sua relação com o ser humano, com o meio ambiente em que vive e principalmente sua influência na vida de animais silvestres.

Através de entrevistas, levantamento de dados relacionados ao número total de pets existentes no vilarejo, as condições de saúde e bem-estar dos animais e sua relação com animais silvestres, foram apuradas num intenso trabalho de pesquisa e relatos da comunidade.

Além de relatos a respeito de ataques a seres humanos, chamou atenção o grande número de ataques envolvendo animais silvestres, em sua maioria saruês, calangos, pássaros e até bichos-preguiça. Neste sentido, foi iniciado trabalho envolvendo alunos da rede pública de ensino, ensinando-os sobre cuidados e necessidades básicas dos animais domésticos, além do debate quanto às obrigações de seus tutores.

O projeto segue em desenvolvimento, contanto com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, através das escolas do vilarejo de Caraíva.