Prefeitura leva serviços municipais até Caraíva e comunidades indígenas

LITORAL SUL 20 , junho de 2023

Moradores de Caraíva, comunidades indígenas e do entorno foram contemplados nesse final de semana com a visita de representantes de todas as secretarias municipais de Porto Seguro, que levaram até a população serviços fundamentais para a qualidade de vida das famílias. Desta vez, a Prefeitura Itinerante contou a presença do vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulinho Tôa Tôa, que assim como os demais secretários, ouviu atentamente as demandas das lideranças, que já estão sendo encaminhadas para os setores competentes.

Profissionais da Secretaria de Saúde ofertaram cuidados especiais a adultos e crianças como atendimento médico, marcação de exames e consultas, testes rápidos, vacinação, atualização do cadastro SUS, ações de combate à dengue e chikungunya, entre outros. Outro serviço bastante procurado pela população foi o cuidado com os eqüinos e outros animais, com a castração de 80 cães e gatos, 92 Consultas básicas de veterinária, 50 animais vacinados, seis cirurgias de câncer de mama, além de orientações sobre como cuidar melhor dos bichinhos.

Com ações na sede, beira do rio, Aldeia Xandó e Quadradinho, a ação, que contou também com a presença de caciques de várias aldeias indígenas e associações do entorno, possibilitou ainda o acesso dos moradores a serviços e atendimentos prestados por secretarias como Assistência Social, Obras, Educação e Cultura, Esportes, Turismo, Concessões, Trânsito, Agricultura, Tributos e por órgãos como Balcão de Justiça e Portran.

As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal do Litoral Sul, com o apoio das demais secretarias. De acordo com a subsecretária Alessandra Quaresma, que elogiou a participação significativa dos moradores e suas lideranças, “foi uma excelente oportunidade para a comunidade passar suas demandas diretamente para os responsáveis pelas pastas, que agora vão se empenhar para atender essas necessidades”.