Prefeito Jânio Natal sanciona Lei Nº 1742/22, de autoria do Vereador Vinicius Parracho, que declara o Samba Indígena Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Seguro

CULTURA 30 , março de 2022

O samba indígena de Raiz Pataxó possui cantos que são passados de geração para geração. Essas músicas narram histórias de suas tradições e a vida do cotidiano celebrando a ancestralidade, a natureza e a espiritualidade dos povos originários e tradicionais da Bahia.

Referências do século XVII trazidas pelo maestro Batista de Siqueira indicam os Tapuias como responsáveis pelo vocábulo Samba que para eles significava: lugar onde come-se, bebe-se e dança-se " exatamente o que acontece no samba dos índios Pataxós. Os Tapuias e os Pataxós foram aliados diversas vezes como em 1815 para combater os índios Botocudos.

Que como toda essa região era um aldeamento era comum escravos se refugiarem com os indígenas e indígenas se refugiaram em quilombos. Por isso a troca cultural foi muito grande assim nasceu a umbanda e também o samba.

O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade.