Porto Seguro realiza Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023

EDUCAÇÃO 30 , outubro de 2023

No último dia 27 de outubro, a cidade de Porto Seguro foi palco da Conferência Municipal de Educação Extraordinária (Comed) 2023, um evento que reuniu gestores escolares, profissionais da educação, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC), Organizações Não Governamentais (ONGs), Conselhos e Sociedade Civil Organizada. Promovida pela Prefeitura Municipal em conjunto com o Fórum Municipal de Educação (FME) e o Conselho Municipal de Educação (CME), a conferência foi uma oportunidade crucial para definir as diretrizes educacionais do município.

Durante o evento, um dos principais destaques foi a eleição dos delegados que representarão Porto Seguro na Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED), marcada para os dias 4 e 5 de dezembro em Salvador. Nesse encontro estadual, será debatido o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034, tendo como referência o Documento de Referência publicado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A conferência em Porto Seguro concentrou-se em sete eixos temáticos, abordando questões fundamentais como Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade, Gestão Democrática e Educação de Qualidade, entre outros. A abertura do evento contou com uma apresentação especial da Fanfarra Prof. Edilson Brito, da Escola Municipal Maria Lúcia Westphall, e uma coreografia realizada por estudantes.

O encontro também ofereceu palestras informativas e esclarecedoras, incluindo uma apresentação sobre o "Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento ambiental sustentável", ministrada por Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Outras palestras abordaram temas como financiamento da educação, valorização do professor, gestão democrática e qualidade da educação.

A Mesa Diretiva do evento foi composta por autoridades locais, incluindo a secretária municipal de Educação, Dilza Reis Saigg, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes de Souza Santana, entre outros.

Um dos momentos mais cruciais do evento foi a eleição dos delegados que representarão Porto Seguro no COEED, garantindo que as propostas educacionais do município sejam ouvidas no âmbito estadual. Os delegados eleitos abrangem diversas áreas da educação, desde a Educação Superior até a Educação Básica, demonstrando o compromisso da Porto Seguro com uma educação de qualidade e inclusiva.