Porto Seguro: Ação de fiscalização no defeso do caranguejo apreende cerca de 100 crustáceos

MEIO AMBIENTE 15 , janeiro de 2024

Em atenção ao período de defeso do caranguejo uçá, agentes da fiscalização ambiental de Porto Seguro, em conjunto com agentes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), realizaram ação de combate à captura irregular da espécie.

A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (18), em diversos pontos da cidade, incluindo praias, manguezais e rios. Durante a ação, foram recolhidos cerca de 100 caranguejos que foram imediatamente soltos em seu habitat.

A operação faz parte de um esforço conjunto das autoridades ambientais para proteger o caranguejo uçá. Durante o período do primeiro defeso do ano, que vai de 12 de janeiro ao dia 17, é terminantemente proibida a captura, comercialização, beneficiamento, manutenção em cativeiro, dentre outros, com objetivo de assegurar a livre reprodução da espécie.

As pessoas que forem flagradas cometendo infrações ambientais relacionadas ao caranguejo uçá estão sujeitas a sanções, que podem incluir multa e proibição de atividades. A Secretaia Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro reforça a importância de respeitar o período de defeso do caranguejo uçá. A ação da fiscalização ambiental é fundamental para proteger a espécie e garantir a sua sobrevivência.”