PASSAGENS DE FAUNA: Investimentos para a segurança dos animais silvestres

MEIO AMBIENTE 26 , setembro de 2023

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac) está empenhada em promover a segurança e preservação da vida selvagem local por meio da instalação de passagens de fauna.

Além das quatro já instaladas, doze novos locais estratégicos foram criteriosamente escolhidos, levando em consideração registros de animais cruzando as vias e a presença de áreas florestais nas proximidades.

Esta iniciativa visa beneficiar especialmente espécies como saruês, saguis, bichos-preguiças, esquilos e diversos outros animais silvestres que habitam a região. A implementação das redes não apenas ampliará as áreas de circulação para esses animais, mas também fornecerá a conexão entre fragmentos florestais, prevenindo incidentes lamentáveis como atropelamentos e eletrocussões.

Os fragmentos florestais presentes no município desempenham um papel fundamental na sobrevivência dos animais da Mata Atlântica, oferecendo alimento e abrigo essenciais. “É muito importante que continuemos a promover iniciativas que garantam um ambiente seguro e propício para uma vida selvagem. Juntos, podemos fazer a diferença e preservar a nossa rica biodiversidade”, destaca o secretário da pasta Ambiental.