PAA é encerrado com investimentos de mais de R$ 1,7 milhões na agricultura familiar

AGRICULTURA 29 , agosto de 2023

Acaba de ser encerrada em Porto Seguro a última etapa de execução do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), através do qual a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Governo Federal, adquire produtos da agricultura familiar, que são repassados a entidades comunitárias. Em 2023, ao todo, foram adquiridas 282 toneladas de produtos junto a cerca de 150 agricultores, nos diversos assentamentos, aldeias indígenas e núcleos rurais produtivos do município. Com isso, foram injetados R$ 1.760.000,00 no bolso dos agricultores e na economia do município.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca, Eriosvaldo Renovato, as frutas, verduras, hortaliças e demais produtos são repassados à Secretaria de Assistência Social, que faz a distribuição aos equipamentos públicos como Centro PPP, CRAS, CREAS e entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social. Segundo ele, o PAA tem entre seus objetivos promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

“Isso significa aproximar a produção da agricultura familiar com as populações sob risco de insegurança alimentar e nutricional, promovendo, desse modo, a inclusão produtiva de agricultores familiares, ampliando a produção, o acesso ao mercado e à renda, contribuindo assim para reduzir a pobreza rural”, salienta.

O secretário aproveita para adiantar uma grande novidade que está em curso. “Conversamos com o prefeito Jânio Natal sobre a necessidade de criarmos o PAA Municipal e assim evitarmos o hiato de 4 meses hoje existente. Com a sensibilidade que lhe é peculiar, o prefeito imediatamente aceitou as nossas justificativas e nos autorizou a elaborar um Projeto de Lei criando o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos Municipal. A ideia é que ao encerrar o PAA do Governo Federal, passemos a executar o PAA Municipal”, adianta Renovato.