Comissão busca solução para desabrigados do Arraial d´Ajuda

DEFESA CIVIL 14 , fevereiro de 2023

Uma comissão formada por representantes das secretarias de Obras, Assistência Social, Litoral Sul e Defesa Civil realizaram, nesse mês de fevereiro, uma vistoria na Rua da Vala e Alto do Vilas, em Arraial d´Ajuda, onde as fortes chuvas que caíram no final de 2021, provocaram o desabamento das encostas. De acordo com o subsecretário do Litoral, as famílias desabrigadas nessa época foram acolhidas pela Prefeitura de Porto Seguro, que desde então vem arcando com o aluguel social para essas pessoas.

Segundo ele, o objetivo da vistoria foi avaliar a possibilidade de retorno para suas moradias. “Precisamos garantir a segurança desses moradores e o parecer técnico indica que elas não poderão voltar, já que as casas foram construídas em encostas que poderão desabar novamente. O subsecretário informa ainda que, diante do impedimento legal para continuar arcando com o aluguel social, a Prefeitura está fazendo um trabalho conjunto com diversos setores, buscando novas áreas no município para a construção de novas moradias.

“Estamos levando as informações ao conhecimento do prefeito, que está comprometido em garantir moradia digna para essas famílias”, enfatiza. O subsecretário lembra que o prefeito identificou a necessidade de uma atuação mais próxima do poder público municipal com o Litoral Sul. Por isso mesmo está sendo implantado no Arraial um Centro Administrativo, com subsecretarias de pastas importantes, como Saúde, Assistência Social, Obras e Educação. “Estamos levantando as principais demandas da população, com um olhar especial para as pessoas mais necessitadas”, resume.