CELEBRAÇÃO DOS 62 ANOS DO PARQUE NACIONAL E HISTÓRICO DO MONTE PASCOAL

MEIO AMBIENTE 01 , dezembro de 2023

No dia 29 de novembro Porto Seguro comemorou os 62 anos de reconhecimento ao Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal pela Unesco, ocorrido em dezembro de 1999. A Prefeitura de Porto Seguro esteve representada pela superintendente de Produto Turístico, Aline Rodrigues e pela procuradora adjunta da pasta de Meio Ambiente e Causa Animal, Laís Freitas, durante a celebração e a programação especial realizada ontem.

Os visitantes foram recebidos com o Awê Pataxó e um delicioso café da manhã típico. Em seguida, profissionais e autoridades locais se reuniram com o Conselho do Parque, para apresentação do balanço da gestão e revisão do Plano de Manejo. Posteriormente, foram feitas visitas dirigidas ao monumento da resistência e percursos pela trilha do Jequitibá. Houve plantio de mudas nativas e uma linda apresentação cultural indígena pela Marujada de Barra Velha.

VOCÊ SABIA?

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no município de Porto Seguro, abrange a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses. Por ter sido a região ocupada nas primeiras décadas da colonização portuguesa, e testemunho dos povos indígenas que se faziam ali presentes e permanecem até os dias de hoje, é o primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro.

Criado em 1961, o Parque faz parte do Patrimônio Mundial Natural da UNESCO da Costa do Descobrimento e possui uma área de 22.240,67 hectares, que apresenta diversidade, incluindo praias com águas cristalinas, vegetação de restinga, manguezal, praias fluviais dos rios Caraíva e Corumbau, os campos de Mussununga, que só existem na região, e porção importante da Mata Atlântica no extremo sul da Bahia.